sábado, junho 05, 2004

Pragmatismo

Eu bem que desconfiava. A umidade dos meus pés decorria da lama onde eles se encontravam metidos. Ninguém via, ninguém reparava. Como se a única maneira de topar com a verdade fosse utilizando o método São Tomé. Vi que cresci ao me descobrir profundamente religiosa. Já não duvido que exista a verdade. Graças a Deus! Ou melhor, graças ao meu bom e velho William James!
Não estou aqui para me explicar muito menos me fazer compreender. Me dei o dom divino da criação desse universo exatamente para inexistir como convém fora dele. Pretendo assim que só eu me acompanhe nessas plagas. Quem vier comigo é lucro. Vou ensaiar ser radical e testar a capacidade humana de ser fiel ao desconhecido. Meus gatos são bem resolvidos nesse quesito. E quando estão com fome, comem! Quando querem dizer alguma coisa, olham, miam, peidam. Sem mistérios.
Percebo já de cara que isso aqui vai organizar a minha vida. É um assalto de tempo. Tenho coisas mais importantes pra fazer e é exatamente por isso que não faço: porque existe um consenso - no qual querem me enfiar - de que isso ou aquilo é mais importante. Posso até concordar que isso aqui, no caso, não importe. Isso é o que importa.